quarta-feira, 24 de março de 2010

Vivendo, aprendendo, ensinando...

Costumo dizer para os estagiários que trabalham comigo, que somos nós os responsáveis pela construção de nossa história. Nossos atos, nossa postura, educação, seriedade para lidar com os problemas, caráter e boa índole, são fundamentais para manter as portas abertas por onde quer que passemos.
É claro que errar todo mundo erra. Aliás, só não erra quem não trabalha! É nossa a decisão de buscar ferramentas para fazer diferente, aprender com cada erro, tratar os colegas com respeito, estudar, prestar atenção nas dicas dos mais experientes, saber ouvir, absorver uma crítica construtiva e aprender a falar no momento certo. E assim, nos darmos a chance de construir algo bacana e bonito de se ver.
Entre uma conversa e outra costumo dizer que nosso passado é como um muro de tijolinho a vista. Se deixarmos algo por fazer e passarmos por cima de nossas falhas, criaremos lacunas por não ter colocado o tijolo no momento certo e o buraco vai ficar lá, exposto. Como tudo na vida, poderemos tentar remendar, dar um jeitinho, colocar cimento no lugar, mas nunca ficará como deveria ser. Por isso, não é bacana fazer vistas grossas para nossos erros e jogar a sujeira para debaixo do tapete não resolve nada, é sinônimo de auto sabotagem! Lá na frente, quando olharmos o muro de longe, poderemos ver o quanto nossa falta de atitude nos prejudicou.

Um comentário:

  1. Tão mais fácil justificar nossos erros e permanecer repetindo o que poderíamos resolver com um pouco mais de simplicidade, com menos orgulho ou arrogância, com mais atenção e compreensão, com menos imposições ou verdades absolutas! Para construirmos nosso caminho é importante espaço, para mim e para todos os outros. O que será que está faltando para entendermos isso? Cresceríamos bem mais, tenho certeza disso!

    ResponderExcluir

Manda ver no comentário e obrigada pela visita!