quinta-feira, 18 de março de 2010

Coisa boa é pra ser dividida!

Queridos, sempre que possível vou encerrar o dia com uma poesia, texto, música ou pensamentos que considero importantes e que vale a pena ser divididos.
Dias atrás postei duas músicas interpretadas por Paula Leal do grupo Chicas, ontem escolhi a 4ª estrofe da música "O Quereres" do querido Caetano Veloso e hoje optei por "Os Ninguéns" de Eduardo Galeano espero que gostem.
.
.
Os Ninguéns
.
As pulgas sonham com comprar um cão, e os ninguéns com deixar a pobreza, que em algum dia mágico a sorte chova de repente, que chova a boa sorte a cântaros; mas a boa sorte não chove ontem, nem hoje, nem amanhã, nem nunca, nem uma chuvinha cai do céu da boa sorte, por mais que os ninguéns a chamem e mesmo que a mão esquerda coce, ou se levantem com o pé direito, ou comecem o ano mudando de vassoura.

Os ninguéns: os filhos de ninguém, os donos de nada.
Os ninguéns: os nenhuns, correndo soltos, morrendo a vida, fodidos e mal pagos:
Que não são, embora sejam.
Que não falam idiomas, falam dialetos.
Que não praticam religiões, praticam supertições.
Que não fazem arte, fazem artesanato.
Que não são seres humanos, são recursos humanos.
Que não têm cultura, têm folclore.
Que não têm cara, têm braços.
Que não têm nome, têm número.
Que não aparecem na história universal, aparecem nas páginas policiais da imprensa local.

Os ninguéns, que custam menos do que a bala que os mata.

Um comentário:

  1. Obrigada por dividir... quem teve a chance de encontrar com um "ninguém" desses do Galeano, teve foi um encontro direto com o que há de mais singular no ser humano, o que faz parte de sua essência. Ler esse texto me trouxe saudades de uma época da minha vida em que tive a felicidade de encontrar pessoas como essas, que me ensinaram muito sobre o valor do "respeito" pelo outro e principalmente, por nós mesmos. Engraçado como mesmo sendo tão desvalorizadas, despessoalizadas... DESRESPEITADAS, essas pessoas tinham muito mais a oferecer do que os "alguéns" que já conheci.

    ResponderExcluir

Manda ver no comentário e obrigada pela visita!