terça-feira, 12 de abril de 2011

Apenas um ponto de vista


Baseada em algumas coisas que vi, estou tentando entender o que se passa na cabeça das pessoas... vou tentar desenvolver aqui uma linha de raciocínio, partindo do princípio de que todos nós podemos e devemos mudar de opinião, e amadurecer com as experiências que a vida nos trás. Aliás, se prestarem atenção na apresentação, este blog foi criado para falar disso.

Ok, mudanças são necessárias, quanto a isso concordo plenamente. Mas como coisas que outrora pareciam ser tão resolvidas no indivíduo, mudam de uma hora para outra? Tá meio confuso... vou tentar explicar com alguns exemplos: 

Uma pessoa que conheceu a verdade sobre a história de Cristo e viveu experiências com esta verdade, em minha opinião, dificilmente será ateu. Por mais que ela possa se revoltar com Deus por algum motivo, pela perda de alguém querido, ela viverá seu luto e pode até se afastar de Deus, mas não acredito que deixará de acreditar que ele existe... até mesmo porque, a própria revolta contra Deus é acreditar que ele está lá em algum lugar.

O cara que é de esquerda, que conhece a história política deste país, que sabe e respeita a ideologia e o sangue derramado pelos militantes que lutaram por um "país livre" em tempos de ditadura, dificilmente será de direita... a não ser, que a mudança ocorra por interesses pessoais.

Eu sou corinthiana, sofredora, que escuto piadinhas por nunca ter comemorado uma Libertadores, já sofri quando o meu time caiu para a segunda divisão, mas jamais conseguiria torcer para qualquer outro time mesmo que o meu caisse para a "vigésima" divisão, entende?

Então, fica aqui a pergunta. O que leva pessoas cheias de opiniões e verdades a mudar de idéia em relação a coisas tão particulares?

Eu até tenho algumas possíveis respostas... tipo, a convivência com um outro que pensa de forma diferente pode contribuir para a mudança de opinião. Pode ser também, que aquela verdade outrora defendida nunca existiu de fato; ou então, casos extremos de perdas ou interesses pessoais. Não sei...

O que vocês acham?

Beijos!

4 comentários:

  1. Olá Cynthia, faz tempo que não passo por aqui e confesso que levei um susto quando li tudo o que nos contou em relação a sua saúde. Fico feliz em saber que as coisas já estão se resolvendo e confesso, agora te admiro não apenas pelos lindos texos, mas também pelo exemplo de vida! ;)

    Este seu texto mexeu comigo, concordo com suas duvidas, porque também são as minhas. Vou além, em minha opinião mudanças que envolvem ideologia se dão por dois motivos, pela dor ou apenas por interesse mesmo.
    Digo isso porque fui noivo de uma pessoa que no início do relacionamento tinha posturas diferentes das minhas em diversos assuntos, sempre respeitei, mas com o tempo ela "mudou de opinião" e me apoiava em tudo, tudo mesmo. A paixão (da minha parte) foi tão avassaladora que logo de cara assumi aquela mulher, inclusive financeiramente (burro? sim!), comprei um apto bacana, dei a ela um carro para seu conforto, íamos juntos para a acadêmia, paguei curso de graduação e pós, entre outras coisas. Tudo estava muito bem até que eu perdi o emprego, o salário que me permitia "aproveitar a vida" já não entrava todo mê e por isso tive que conter despesas e foi aí que tudo mudou. Foi então que voltei a ser água e ela o vinho, foi neste momento que percebi que mudar o time do coração, crença religiosa, partido político e até a cor dos cabelos foi apenas para se mostrar que ela era a mulher perfeita para mim, porque eu, quanto mantenedor, era o cara perfeito pra ela.
    Por isso, não acredito que mudanças que envolvem ideologias sejam tão fáceis de acontecer, a não ser que algo muito vantajoso motive esta mudança.

    Inté!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabiano, faz tempo mesmo que você não aparece por aqui!

    Então querido, obrigada por compartilhar sua história.

    Eu não acho que você tenha sido burro, apenas se entregou sem reservas e quis proporcionar coisas boas para sua mulher. Sinto muito por você ter cruzado com este tipo de gente, espero que tenha superado e absorvido disso tudo apenas o que lhe fará mais forte.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,

    Em primeiro lugar preciso dizer que encontrei um defeito em você: corinthiana! hahahaha

    Mas, voltando ao texto, olha, eu sou muito suspeita pra dizer, pois vivo algo muito parecido, presenciando mudança de postura de pessoas que eu jurava que eram fiéis aos seus posicionamentos perante a vida. Então, talvez por estar vivendo um periodo de certa "revolta" ouso dizer que essas pessoas na verdade não tem opinião, vivem a deriva, a favor de onde lhes convém.

    Triste né :(

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Você me fez rir! Eu tenho mais que um defeito flor, pode ter certeza... rs

    Posso falar? Concordo!!! Elas não tem opinião.

    Beijooooo.

    ResponderExcluir

Manda ver no comentário e obrigada pela visita!