terça-feira, 29 de março de 2011

Colorir

Mais um dia no Cepro, onde começarei amanhã as vinte e cinco sessões de radioterapia que tenho pela frente... a grande maioria dos pacientes são idosos acompanhados de seus filhos sempre cuidadosos, que carregam no olhar uma mistura de amor, zelo, preocupação e esperança.

Por ser um tratamento longo, os pacientes e funcionários da clínica já se conhecem, brincam, trocam gentilezas e se chamam pelo primeiro nome. Como se fossem velhos amigos, na despedida é dita sempre a mesma frase: "até amanhã!".

Hoje fiz a simulação do tratamento e estou com a mama esquerda desenhada, riscos feitos para delimitar a região que será irradiada. Ainda deitada na mesa onde será realizada a radio, enquanto a equipe verificava medidas, fazia os tais riscos e desempenhava sua tarefa, eu fiquei ali pensando em minha vida. Ela passou em minha mente como um filme, desses baseados em fatos reais, capazes de ganhar facilmente o Oscar e emocionar a platéia.

Revivi a história de uma garotinha que logo cedo descobriu que a vida não era tão cor de rosa, mas que mesmo assim insistiu em pintá-la... insistiu em dar cor a tudo que estava cinza.

Entre os amigos, muitas vezes imaginários na infância, brincava no quintal de sua casa enquanto sua mãe trabalhava fora, criava seu mundo, seus sonhos e na fantasia de criança, afastava tudo de ruim que a vida trazia para ela.

Assim ela cresceu, aprendeu a cuidar dela, de sua mãe e de todos que ama. Aprendeu também a colorir a vida... nunca foi de dar trabalho para ninguém,  muito geniosa é verdade, mas de bom coração.

Aprendeu a amar e foi amada, chorou e fez chorar... coisas inevitáveis do coração! Mas vale o que fica, vale saber amar, vale fazer a diferença na vida de todos que são importantes.

Sempre buscou uma saída para os problemas, limitações, medos e situações dificeis, mas nunca foi boa em perder pessoas. Até hoje não sabe lidar com as perdas, seja por morte, por opção ou destino.... a perda continua sendo um problema.

Com a aquarela e o pincel nas mãos ela traçou sua jornada, fez das cores sua defesa e alegria.

Não veio ao mundo para cruzar os braços e nem deixou que fizessem isso com ela, mas por um momento não conseguiu usar seu pincel, numa determinada situação a vida ficou cinza e triste... ela teria que enfrentar um de seus maiores medos, a perda. Teve medo de perder sua vida, sua mama, sua auto-estima, pois tudo estava em jogo. 
 
Foi neste instante, que a tela de sua vida foi colorida  por outras pessoas... o pincel estava nas mãos de pessoas que ela ama, dos profissionais que estão cuidando dela, de suas meninas de pêlo e principalmente nas mãos de Deus. 

O jogo está ganho, o medo foi vencido e tudo está no lugar! Ela aprendeu que não precisa colorir tudo sozinha e que ajuda é sempre muito bem vinda. Afinal, é bom se sentir cuidada... e decidiu que é hora de  retomar seu pincel e voltar a colorir sua vida.

11 comentários:

  1. esse post me emocionou flor!
    lindo, lindo... vejo quanta coisa rara e importante você está tirando dessa experiência hein! entendo quando você diz que desde cedo aprendeu a se virar sozinha e a não dar trabalho pra ninguém e é justamente por isso q vejo como um grande passo você essa coisa de deixar que os outros cuidem um pouquinho de você também, isso é entrega, parabéns!
    beijos

    ah, e vá firme na radio, o pior já passou :)

    ResponderExcluir
  2. Também me emocionei. Por tudo e também porque essa parte da sua vida me pareceu familiar. Eu também vivi isso: infância, mãe trabalhando fora, ingênua, crédula, 'crente' na vida e nas pessoas, e tentando me afastar do feio, frio, triste. Aprendi a me virar só e continuo independente até hoje. Fico feliz que vc tenha superado, esteja superando e venha deixando que os outros usem outras cores pra te ajudar a pintar a vida. Afinal, nada como um olho externo pra nos fazer ver coisas que por vezes nossa cegueira nao nos permite ver. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê, também me emocionei bastante ao escrever o texto.

    Sempre tive problema em receber, nunca gostei de dar trabalho, mas tive que aprender ambos e valeu a pena, acho que hoje sou uma pessoa melhor do que fui ontem.

    Pode deixar que estarei firme! Ó, pode marcar o nosso happy hour, só me avisa.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Cy, também me emocionei com o seu texto... você é minha amiga querida e eu te admiro muito, por vários motivos sempre te admirei. Seu depoimento com certeza, mobiliza sentimentos e nos ensina a valorizar a vida e os ensinamentos que ela nos traz. Te amo minha querida e se você me permitir, gostaria de publicar seu texto no meu Blog, fazendo referência a sua autoria. Tenho certeza que ele será de grande ajuda para muitas pessoas!!

    Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  5. Marilza,

    Eu já estava sentindo sua falta por aqui... é querida, você tem toda razão, quem nos ama e está do lado de fora, consegue enxergar por ângulos que nossos olhos jamais alcançariam.

    Falei para a Fê marcar nosso happy hour e me avisar.


    Tê,

    Imaginar que um dia eu cantei em alto e bom som que nada mudaria meu mundo... tsc tsc tsc, olha só! Ele mudou e como mudou, e mesmo com tantas mudanças você sempre permaneceu ali, segurando minha mão.

    Tem uma música do Jota Quest que diz a seguinte frase "Você dividiu comigo a sua história e me ajudou a construir a minha" é isso amiga, essa frase resume um pouquinho do seu lugar em minha vida, obrigada por tudo viu... e, é claro que você pode publicar no seu blog, será uma honra.

    Beijos queridas!!!

    ResponderExcluir
  6. Que linda! Adorei, flor! Como sempre, as lágrimas chegaram. Tu e tua imensa capacidade de tocar através de palavras.

    Obrigada por fazer diferença na minha vida! Vamos colorir? ;)

    Beijosss! Obrigada pelo carinho de sempre!

    ResponderExcluir
  7. Miss,

    Você também faz uma diferença danada em minha vida... mesmo de tão longe, está sempre presente.

    Aliás, você é prova viva de que a distância não é desculpa para ser ausente na vida de quem precisa do nosso carinho.

    Sim, vamos colorir! Quero ver muita cor na sua vida também... o cinza não combina com nossos sorrisos. ;^)

    Beijoca.

    ResponderExcluir
  8. Cy...emocionante seu texto. Deu vontade de atravessar a tela do computador e segurar sua mão.

    Sua luta é sim muito intensa, mas valiosa para Deus, sua família e amigos que ajudam a pintar o final feliz dessa história.

    Força ai querida.

    Beijo,
    Laine

    ResponderExcluir
  9. Te amo filha...
    Você é o presente que Deus me deu.

    ResponderExcluir
  10. Também te amo mãe, você é o presente mais valioso.

    ResponderExcluir

Manda ver no comentário e obrigada pela visita!