quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Tudo acaba ficando para trás...

Os amigos confidentes e companheiros, das gargalhadas no pátio da escola ficaram esquecidos em algum lugar, a correria e o amadurecimento muitas vezes me deixa a sensação de causar amnésia. Dos meus primeiros "grandes amores" nem me lembro mais, as lágrimas secaram, o mundo não acabou e o sofrimento vivido por mim na época, hoje não passam de histórias que me fazem rir.

Meus sonhos de menina foram substituídos por outros... não fiquei rica, não me tornei cantora, não me formei em medicina, nem em jornalismo, não dei a luz aos três filhos que um dia me prometi... aliás, minha promessa mais descabida.

Em contrapartida, sou uma pessoa bacana, excelente filha para minha mãe, me formei em direito, virei gerente de uma Autarquia Estadual, venci um câncer e depois disso, estou jogando tudo para o alto e hoje corro atrás de um novo sonho.

Infelizmente nunca mais tive notícias da professora Adelina, que adorava minhas redações no ginásio, não sei se ela ainda está viva e se continua lecionando com aquele brilho no olhar. É só fechar os olhos que me lembro muito bem dela, era baixinha, gordinha, cabelos claros, amável, paciente e dedicada, adorava elogiar seus alunos... de certa forma nos fazia sentir especiais pelo simples fato de colocarmos nossos pensamentos no papel.

Já do professor de matemática com cara de maluco, que fazia terrorismo com a matéria, ainda hoje tenho notícias, continua maluco.

A única briga na quadra da escola não me deixou nenhuma cicatriz... aliás, outro dia, depois de anos reencontrei "minha rival" na rua, nos olhamos e sorrimos cordialmente uma para outra.

A morte precoce do meu primo na adolescência ainda dói, continuo achando que não é certo perder quem amamos tão cedo. Fiquei quatro anos sem voltar ao Paraná depois do acidente, com medo de encarar a ausência do Luiz, mas hoje sei que de nada adiantou porque esta ausência não estava apenas lá, eu a trazia dentro de mim... E quando eu precisei voltar para velar o corpo do meu avô, reencontrei minha prima Bel, que chorando me deu um tapa no braço e disse: "nunca mais fique tanto tempo longe da gente"... no fim das contas a ausente fui eu.

Os natais tristes da infância e adolescência, ficaram na infância e na adolescência... hoje graças a Deus não são mais tristes porque me dei conta de que as pessoas mais importantes de minha vida, SEMPRE estiveram ao meu lado e de que a minha família sempre foi completa.

Lembrar das conversas que tinha com meu avô, vítima de três derrames, me faz um bem danado... me lembro de quando contei a ele que eu estava fazendo a faculdade de direito, mesmo com todas as suas limitações, ele me olhou, sorriu e chorou.

Muitos fatos, sonhos, lembranças acabam se perdendo de nós... é uma pena, pois quando paramos, exercitamos a mente e começamos a lembrar desses momentos, percebemos que há um tesouro chamado passado que pertence a cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Manda ver no comentário e obrigada pela visita!