quinta-feira, 7 de outubro de 2010

As grandes mulheres da minha vida

Minha família é repleta de mulheres fortes. Minhas tias, primas, mãe, avó, todas daquele tipo que não foge a luta, que encara a vida de frente independente dos golpes que levou. Do tipo que se vira, constrói, corre atrás, vence tendo meios para isso ou não. O que nunca lhes falta é força de vontade e perseverança.

Família de “Titãs”, mulheres que venceram quando menos parecia ser possível, vou citar dois exemplos.

Exemplo 1
Minha avó, uma mulher humilde, analfabeta, que chegou na cidade grande com seus sete filhos, e o marido (meu avô querido que sofreu três derrames e ficou dependente dela para tudo).

Trabalhou a vida toda como cozinheira, e com seu salário manteve sozinha sua família, sua casa, seus sonhos... eita mulher boa de sonho viu! Economizando um pouquinho aqui e ali, com a ajuda dos filhos que naquela época não podiam contribuir com muito, ela construiu uma casa num bairro novo em São Paulo, que muitos anos depois foi se desenvolvendo tornando-se um bairro nobre, hoje conhecido como Alto de Pinheiros.

Lá estava minha avó e sua casa de três andares, cinco quartos, três banheiros, copa, sala e cozinha. Grande e espaçosa, feito seu coração.

Conquista, perseverança, foco e amor... Meus tios e minha mãe são simplesmente apaixonados pela minha avó e claro, eu também sou!

Exemplo 2
Minha mãe, ela nunca teve uma vida fácil, quando eu tinha quatro anos de idade, se divorciou e ficou com uma bomba nas mãos, eu... rs

Naquela época, em meados de 1983/1984, o divórcio não era tão comum. As pessoas olhavam com maus olhos mulheres que haviam deixado de ser casadas e minha mãe estava nessa situação, separada e sendo julgada, sofrendo preconceitos e sozinha.

Foi sozinha também que ela me criou, me passou seus valores, ensinou o que era certo e errado. Seguimos nossa vida com a ajuda financeira do meu pai que infelizmente não pôde ser tão presente.

Foi ela quem moldou meu caráter e até hoje é minha base, meu refúgio... era quem segurava minha mão na hora de dormir, é para quem corro quando preciso de colo.

A dona Marilene é meu maior tesouro... em seus olhos consigo enxergar o quanto ela se orgulha de mim... e isso é tão bom! No final das contas a bomba era de chocolate... rs

Sempre foi batalhadora, concluiu seu ensino médio quando já havia passado dos quarenta anos. Chegava correndo do trabalho direto para a escola, ficava tão cansada... tadinha, trabalhava no Centro de São Paulo e estudava em Taboão da Serra mas foi lá e deu duro, tirou o seu diploma.

Sobre minha mãe posso ficar escrevendo horas a fio... é fácil falar sobre a responsável por quem sou.

É claro que minha família tem problemas como qualquer outra no mundo, mesmo assim sou muito feliz pelo berço em que Deus me colocou. Sou feliz por ser uma Silva Gonçalves.

3 comentários:

  1. Oi Cy,

    Que linda história da sua familia, realmente vc teve uma boa base e ótimos exemplos para seguir. Minha mãe tbém foi terminar os estudos só depois dos 40 anos e a história da sua avó me lembrou muito a caminhada de vida do meu pai, as conquistas e a forma como tudo correu são bem semelhantes.

    Temos que agradecer muito a vida por ter nos dado uma familia tão boa, tem tanta gente no mundo que não tem nem 10% disso né.

    Ah, e nobre não é só o bairro de sua avó não, nobre é a atitude e história de vida dela e de sua mãe. Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Você é sempre tão querida, obrigada!
    Agradeço todos os dias pela família que tenho.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Chorei enquanto você lia para mim. Conheço bem as personagens desta história com muitas dificuldades, porém repleta de vitórias. Lições de vida vão se acumulando, quando enfrentamos e lutamos para construir algo bom... Sua família, assim como você ... são exemplos de vida a serem seguidos. Parabéns pela homenagem feita aos que você ama e admira. Posso dizer que também amo e admiro essas mulheres... Bjo!

    ResponderExcluir

Manda ver no comentário e obrigada pela visita!