segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Resto é resto...

Figura paterna... do tipo que sabe cuidar e não se faz ausente em momentos difíceis. No caso da menina, ele se fez presente em toda sua vida, principalmente na infância e quando ela adoeceu.

Ele era seu tio, o tipo de cara que reúne as pessoas em churrascos e datas comemorativas, alicerce da família e muitas vezes porto seguro da menina.

Foi com ele que ela aprendeu a importância de sentar-se à mesa em família para fazer as refeições, era só ele buzinar no portão quando chegava do trabalho que ela saia correndo de sua casa para recebê-lo.

Aquele cotoco de gente pedia sua benção e o acompanhava pelo resto da noite. Ao sentar-se à mesa ele sempre abria o apetite com uma taça de vinho, ela sentada ao seu lado apenas observava encantada.

Foi com ele e sua família que ela passou a maioria de suas férias escolares. Ele viajava à trabalho, e ela ia junto, ficava na fazenda com sua tia, que aliás... sempre fez a melhor carne de panela com batata do mundo!

Ela morou no mesmo quintal que seus tios até os nove anos de idade, depois mudou-se com sua mãe para um apartamento. Mas o amor e respeito continuaram intactos.

Em sua festa de formatura da faculdade foi para ele o convite de honra de padrinho... e ele estava lá, vestido de smoking todo orgulhoso... rs.

Em sua festa de trinta anos, ao colocar o dvd com uma homenagem aos convidados, dedicou a seguinte frase a estes tios "vocês foram o porto seguro que toda criança merece ter."

Mas foi quando ela adoeceu que percebeu o quanto este porto seguro era sólido e real... foi quando descobriu que a família do seu tio jamais a deixaria sozinha, foi neste período que ela conseguiu de fato entender o lugar destas pessoas em sua vida.

Eles estavam ali, dispostos a qualquer sacrificio, dedicando a ela amor, carinho, companhia e cuidados.

Sua prima a acompanhou em diversas consultas, correu atrás dos exames, resolveu as emergências, sempre segurando sua mão. Sua prima que sempre teve o posto de irmã, havia se tornado seu anjo da guarda.

Assim, a menina hoje mulher, percebeu que tudo fica mais fácil quando se tem amor, respeito, amigos e família por perto... assim, ela percebeu que quem realmente importa, está a seu lado e que o resto é apenas resto.

6 comentários:

  1. Olá Cy, além de muito bem escrito, seu texto me emocionou bastante... tudo bem que somos amigas e isso me permite ir além, entendendo e sentindo através do que sei, sobre o significado e o valor dessas suas palavras. Posso dizer que essa menininha é muito especial, por vários motivos merece a família querida que ela tem e tenho certeza que por eles, ela também estará sempre presente... o elo de amor que os une é também o que os fortalece.
    Parabéns pelo escrito e muito obrigada por compartilhá-lo conosco.

    Bjo no coração... estou com você!

    ResponderExcluir
  2. Você já é parte da minha família, ela é nossa família.

    Mais que isso, você sempre esteve ao meu lado, mas neste momento específico você tem sido muitas vezes a causadora dos meus raros sorrisos.

    Minha amiga, é por isso e muito mais que te amo e te admiro tanto.

    ResponderExcluir
  3. Tocante seu texto. Eu, particularmente, me vi retratada. Mas nao figura do tio mas na do avô...

    ResponderExcluir
  4. Marilza,

    acho que podemos nos considerar privilegiadas por ter vivido isso, porque podemos dizer que pessoas tão queridas fizeram ou fazem parte de nossas vidas de maneira tão significativa.

    Um beijo querida, obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que bonito! Maravilhoso saber que tens uma família tão amorosa. Você merece demais, flor. ;)

    Beijos, beijos!

    ResponderExcluir

Manda ver no comentário e obrigada pela visita!